Foto: Renan Mattos (Diário)
Últimas duas juntas de dilatação foram instaladas nesta terça, e estrutura está pronta para ser usada assim que cola secar
Ufa! Depois de duas semanas de impasse, a construtora porto-alegrense Sogel instalou nesta terça-feira as duas juntas de dilatação que faltavam no viaduto da duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509). Dessa forma, a partir desta quarta-feira, a estrutura já está pronta para receber o tráfego de veículos. Nem Daer nem a construtora Sogel explicaram exatamente o que provocou esse impasse, mas o que importa é que ele foi resolvido. Pelo que a coluna apurou, seria um desacerto envolvendo pagamento de adiantamento para outra obra no Estado, tocada pela Sogel, mas isso não é permitido por lei.
Detran lança novo site com ênfase em serviços e consultas
Agora, caberá ao Daer definir a data de liberação do trânsito no viaduto. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) diz que faz questão que o governador José Ivo Sartori (PSDB), mesmo não tendo sido reeleito, venha a Santa Maria para inaugurar a obra. A assessoria do Daer informou que a "inauguração deve ocorrer esta semana" e que hoje deve ser definida a data da solenidade e da liberação do trânsito na estrutura. Mas não se espante se hoje os cavaletes forem retirados e o viaduto passe a ser usado. A duplicação dos 4,3 km custou R$ 40 milhões - agora, a obra principal está pronta, e faltará construir a rotatória embaixo do viaduto e três alças de retornos, serviços que ficam a cargo da construtora santa-mariense Della Pasqua. A empresa diz que começará a fazer a rotatória e o asfaltamento do entorno do viaduto em breve, mas que as alças de retorno dependem de desapropriações de terrenos a serem feitas pelo Daer.
Depois de os santa-marienses terem esperado tanto tempo (são três anos de atraso) e sofrido com os congestionamentos, seria uma falta de respeito deixar o viaduto trancado por mais alguns dias, só à espera da inauguração oficial pelo governador. Os motoristas não querem corte de fita, mas cruzar no viaduto logo. Que o Daer libere o tráfego nesta quarta e, quando Sartori vier, faça a solenidade.